Tem sido uma tendência vermos grandes empresas a criarem departamentos internos de conteúdos. Pelo que temos observado, essa decisão é tomada pelos brand managers, com o objetivo de garantir um maior controlo sobre os próprios conteúdos e tom de comunicação. Mas será que ‘controlar’ é a palavra certa na área da criatividade?
Quando falamos em criar, falamos em liberdade, novas perspectivas, novas visões, pelo que, quantas menos pessoas trabalharem uma marca, menos capacidade criativa existe a médio prazo. Assim, continuo a pensar que trabalhar com agências criativas é uma boa estratégia, mesmo que as marcas tenham uma equipa dedicada internamente.
Como principais vantagens de ter uma equipa interna identificamos: conhecimento da marca, experiência no segmento e aprovações mais rápidas e com menos processos.
Os dois primeiros pontos estão dependentes da qualidade do profissional que tenham em casa e podem facilmente ser transmitidos às equipas das agências. Além disso, uma boa agência tem equipas com um background que lhes permitiu trabalhar várias marcas de vários sectores, fazendo com que tenham um conhecimento mais abrangente sobre várias áreas e uma grande capacidade de adaptação.
Conhecimento, experiência, criatividade, adaptação. O quarteto fantástico das agências.
Sobre o terceiro ponto, sem dúvida que é um benefício as marcas poderem criar e refazer imagens rapidamente quando há uma mudança de estratégia repentina, por exemplo, e não têm de depender do planeamento da agência, mas é expectável que as agências tenham algum espaço livre para responder a urgências (o que acontece em 90% dos casos).
Quando os conteúdos são criados internamente, a sua aprovação é mais fácil e rápida, mas não creio que seja apenas porque os profissionais conhecem melhor a marca: acredito que seja porque as equipas internas percebem e conseguem transmitir melhor o tipo e quantidade de trabalho envolvido em cada conteúdo e o seu tempo é mais valorizado, enquanto que, quando externalizamos na agência o trabalho envolvido é mais difícil de percepcionar, porque não acompanhamos o processo em todas as etapas.
E para vocês, quais são as principais vantagens de se trabalhar em parceria com uma agência?