As marcas procuram ser diferentes nas estratégias de comunicação, seja em que canal for, mas, por vezes, esquecem-se de ser quem são.
O ser autêntico é uma condição sine qua non em qualquer forma de comunicação, especialmente quando estamos a divulgar produtos e serviços de uma marca cuja aceitação vai depender do grau de proximidade que os consumidores sentirem.
Autenticidade é a qualidade do que é verdadeiro/autêntico; se o objetivo é sermos verdadeiros, devemos focar-nos nos valores da marca e em como podemos criar ligações com os nossos potenciais clientes, sem copiar ninguém.
O esforço para sermos autênticos em redes sociaisé um pouco maior do que nos outros canais, uma vez que os utilizadores estão constantemente a receber informação de amigos, marcas, bloggers, etc., e queremos chegar aos nossos consumidores de forma diferenciada.
Ainda assim, devemos tentar não ser um corpo estranho ao mesmo tempo que marcamos a nossa posição. Ou seja, de nada nos vale arrancar com um plano se formos iguais aos demais e perdermos, desta forma, a oportunidade de mostrar quem somos e que o que temos é diferente por alguma razão.
É o ser autêntico que cativa a nossa audiência e, por isso, apresentamos 5 formas de sermos autênticos e criativos nas estratégias de comunicação em redes sociais:
- Apostar no conteúdo dos utilizadores – Estar atento a menções positivas e fazer repost, vai ajudar a mostrar o lado ‘real’ da marca e aumentar a interação.
- Fazer Lives – o poder dos vídeos nas redes sociais é cada vez maior e os diretos são atualmente uma das formas mais eficazes. Os lives conferem uma dimensão de curiosidade e ativam gatilhos mentais, como a urgência e o ‘não posso perder!’.
- Usar o bom humor – humanizar a marca através de momentos divertidos e descontraídos, vai aumentar a interação e a autenticidade da marca.
- Acompanhar as tendências – estar em cima do acontecimento é uma mais valia na medida em que podemos tomar a decisão – ou não – de participar numa tendência e tentar viralizar uma publicação, sempre no âmbito da marca. Duas boas formas de o fazer é no Google Trends ou no TrendWatching.
- Mostrar os bastidores – as marcas representam pessoas e não devemos, em estratégia alguma, esquecer esse aspeto. Mostrar o outro lado, como por exemplo, os colaboradores, as lojas e/ou restaurantes ou mesmo testemunhos de clientes vai fortalecer a ligação emocional entre a marca e o consumidor.
No meio de tanta informação, valha-nos a autenticidade.
Em suma, devemos mostrar quem somos e o que fazemos, de uma forma criativa e descontraída, nunca esquecendo a relevância para o consumidor. Devemos centrar-nos nos pontos chave do que temos para oferecer e no que pode representar uma mais valia para o nosso público pois, assim, este vai reconhecer uma necessidade e criar proximidade com a nossa marca.
Uma forma de sermos autênticos pode passar por, desde cedo, definirmos o tom e o posicionamento utilizados nas redes sociais e isso baseia-se em não só perceber os nossos valores como também em mostrar quem (realmente) somos.
Mais em concreto, a utilização de conteúdos próprios, assim como respostas criativas e personalizadas fora das páginas (por exemplo, em publicações virais ou estratégicas de outras marcas/influenciadores), são ótimas formas de mostrar outra vertente, para além de aumentar o awareness e a reputação de uma marca.
Autenticidade é o maior trunfo de qualquer marca nas Redes Sociais.